TERREIRO FRACO
Uma senhora chegou-se ao dirigente da casa onde começou a freqüentar e disse-lhe que foi aconselhada por outras pessoas a procurar novo terreiro, por que aquele era fraco e não resolveria seu problema. O Chefe, instruído e dedicado, respondeu simplesmente:
“ A senhora pode procurá-lo, se for de seu interesse. Mas por que pensa q eu outro terreiro seja mais forte?”
“ Bem – explicou a senhora – é por que lá os trabalhos devem ser diferentes. Os atabaques soam mais fortes, os guias dançam mais bacana, sei lá! Enfim, é mais chamativo, tem mais luzes, gritos, pulos com isso é mais poderoso...
O chefe do terreiro então a advertiu:
“ Desconheço terreiros fracos ou fortes, a não ser comparando o mistificador ao honesto. Lembre-se de que a solução de seus problemas, em parte, depende também muito mais da senhora, modificando seu modo de agir, tendo paciência e melhorando-se para corrigir erros do passado.
Se dançar aparatosamente, pular mais alto, sacolejar em excesso, berrar, desse forças a um terreiro, curasse enfermidades e solucionasse problemas, não alimente dúvidas minha senhora, que eu faria meus médiuns subirem nas paredes, darem saltos mortais e até traria à minha Casa uma escola de samba...Compensam a ausência espiritual na ostentividade das cerimônias fúteis mesmo, notório nivelamento as origens pagas. Não minha senhora, tenha fé em nossos guias e confiança em si mesma...Porque lhe afirmo:
Se Deus está em todo lugar, Ele esta aqui também!
(retirado do JUS 02/2005)